A empresa Aérea Avianca informou que não faz mais parte dos seus quadros o piloto Eduardo Pfiffer, que fez comentário preconceituoso contra nordestinos em uma rede social na quarta-feira (26) após dizer que foi mal atendido em um restaurante em João Pessoa. Um voto de repúdio foi apresentado na Câmara Municipal de João Pessoa na quinta-feira (27).
Pfiffer publicou em seu perfil em uma rede social que tudo no Nordeste era "porco, nojento e medíocre". Ainda na publicação, o piloto diz ter esperado cerca de uma hora para receber o pedido que havia feito em um restaurante em João Pessoa e ainda assim receber o pedido errado. “Depois de uma hora e dez esperando um filé de peixe simples, sem nada de diferente, eles conseguem errar e fazer outra coisa completamente diferente do cardápio, que não tem opção nenhuma. Lugar nojento!”, compartilhou.
No voto de repúdio, o vereador Helton Renê explica que o voto se faz necessário pela forma "agressiva e preconceituosa com a qual o piloto usou das redes sociais para denegrir a imagem do povo nordestino e, em especial, do cidadão pessoense".
No mesmo dia em que o comentário foi compartilhado por Eduardo Pfiffer, a empresa Avianca publicou uma nota informando que qualquer ato contrário à ética é desprezado pela empresa. A empresa de aviação esclareceu ainda que “repudia veementemente o comentário atribuído a um funcionário seu, veiculado nas redes sociais, de cunho preconceituoso”.Nesta sexta-feira (28), o piloto voltou a usar as redes sociais para se desculpar do episódio. O agora ex-comandante de voo da empresa Avianca publicou que o comentário foi infeliz e feito "num momento de raiva e insatisfação”.
Em seu novo comentário, Eduardo Pfiffer diz que não tem nada contra as pessoas do Nordeste, lugar que, segundo ele, foi feliz com frequência. “Conheci lugares e pessoas incríveis, fiz amizades que perduram até hoje, sendo prova disso a minha namorada, que conheci em Recife”, escreveu.Ainda segundo o piloto, o seu erro foi ter exposto toda a insatisfação de maneira errada, usando palavras e expressões incorretas. “Peço desculpas a quem se sentiu ofendido com minha publicação. Não sou e nunca tive preconceito de qualquer tipo principalmente com pessoas nordestinas, das quais muitas são meus amigos”, completou Pfiffer.
'Não trabalha mais aqui', diz Avianca sobre piloto que xingou paraibanos