Dispositivo fornece informações em tempo real para autoridades de saúde – Foto: Anastácia Vaz
Uma criação simples que pretende resolver um problema complexo: o combate à dengue. Desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um aplicativo para celulares quer diminuir o número de casos da doença em Natal, ao fornecer informações em tempo real para autoridades de saúde do município.
O Observatório da Dengue é uma plataforma na Internet pela qual moradores da capital potiguar podem denunciar focos de mosquitos e casos suspeitos da doença no bairro onde vivem. A página pode ser acessada no endereço eletrônico www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.
A tela solicita poucas informações: nome, e-mail, endereço e – se possível – uma foto. Após o envio dos dados é requerida uma confirmação por e-mail, que efetivará a notificação à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para os gestores públicos, o conjunto de denúncias feitas pelos cidadãos forma um mapa que possibilita visualizar onde há suspeitas da doença e onde existem mosquitos transmissores. A partir daí, agentes são enviados às localidades para fazer o controle dos insetos e orientar os possíveis doentes.