Depois de perder a paciência com motoristas que estacionam em frente à garagem, o comerciante Márcio Miranda colocou uma placa de aviso em frente de casa, localizada numa alameda do Setor 1, em Ariquemes (RO), município a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho. Os palavrões definem o estresse que já passou por ter sido impedido, várias vezes, de entrar ou sair da garagem.
Márcio conta que colocou a placa há mais de um mês, porém, há mais de três anos enfrenta problemas de acesso a residência. O comerciante mora na região central do município e diz que todos os dias, motoristas estacionam na alameda, de forma que impede a ele e vizinhos de entrar em casa.
Ele afirma que já procurou o órgão de trânsito municipal, mas foi informado que alamedas são de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). "O ser humano chega num ponto, que esgota a paciência. Acaba se expondo ao ridículo, pois esta não é uma forma correta de se resolver o problema, mas já procurei outros meios, e não tive sucesso. Só quero o meu direito de ir e vir", enfatiza Márcio.
A Secretaria de Segurança e Trânsito informou que esse tipo de via não é considerada rua, já que os locais são destinados à canalização de água e esgoto e não a moradia, por isso, ainda não há regulamentação para sinalização de trânsito. De acordo com a Secretária Municipal de Planejamento, a situação das alamedas é um caso complexo no município e deve ser discutido no Conselho da Cidade nos próximos meses.
G1