A Portuguesa é a primeira rebaixada para a Série C de 2015. Após perder por 3 a 0 para o Oeste, na noite desta terça-feira, no Estádio dos Amaros, em Itápolis, a Lusa sacramentou sua nova queda. Com 21 pontos em 33 jogos, e apenas mais cinco rodadas restantes, a lanterna da Série B não consegue tirar mais a diferença de 17 pontos do próprio Oeste, que somou 38, assumindo a 16ª colocação, primeira fora do Z-4. Foi o quarto rebaixamento da equipe em dez anos (em 2008 e 2013 foi pelo Brasileiro e em 2012 pelo Campeonato Paulista).
- Era uma tragédia anunciada. Vem lá do passado. Isso é um resultado, na realidade, do futebol brasileiro. Um clube da altura e tradição da Portuguesa, passou situação complicada ano passado, veio esse ano jogadores, elenco gigantesco, ausência de vencimento. Na vida ninguém trabalha de graça. Acho que o sentimento, somos todos pais de família, ninguem é contratado para ser campeão, todo mundo é contratado para correr ate o fim e lutar, e é isso que todos os jogadores estao fazendo. Acho que os dirigentes não só da Portuguesa, mas de todo o Brasil dar uma repensada sobre o futebol, porque está difícil - lamentou o zagueiro Mateus Alonso.
A Portuguesa agora encara o Luverdense, no sábado, às 21h, no Canindé. Já o Oeste viaja até Florianópolis, onde enfrenta o Avaí, no mesmo dia, às 19h30, na Ressacada.
O Globo