Rodízio de abastecimento da adutora Manoel Torres passará a ser de 72 em 72 horas

Em função da baixa no volume de água no rio Piranhas-Açu, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) intensifica a partir da próxima quarta-feira (28), o rodízio no abastecimento para as cidades cuja captação de água é feita nesse rio: Caicó, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas.

O novo rodízio será realizado no sistema 72h por 72h, distribuindo primeiro para a captação e tratamento em Jardim de Piranhas, dos dias 28 a 30 de outubro, e de 31 de outubro a 02 de novembro, para Caicó e Timbaúba dos Batistas, pela adutora Manoel Torres, assim revezando sucessivamente.

Além de intercalar os dois sistemas, também, será reduzida a vazão de retirada da água.
Antes os sistemas funcionavam com captação de 360 metros cúbicos por horas, e agora passarão a 160 m³ em Jardim de Piranhas e 240 m³ para Caicó e Timbaúba dos Batistas.

Segundo o chefe do escritório da Caern em Jardim de Piranhas, Givanildo Ananias, essa nova estratégia é mais um teste para evitar a suspensão no fornecimento de água e, portanto, é importante o uso consciente da água pela população destas cidades, que ficarão a cada três dias sem abastecer seus reservatórios.

Estes sistemas abastecem aproximadamente 67 mil pessoas em Caicó, 14 mil em Jardim de Piranhas e 2.300 timbaubenses.

Histórico

A Adutora Manoel Torres voltou a atender as cidades de Caicó e Timbaúba dos Batistas no dia 06 de outubro, graças à abertura da comporta para a passagem de água oriunda da barragem Mãe D’água, do Estado da Paraíba, para o rio Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte.